>> vergonha nacional >> Impunidade >> impunidadE I >> impunidadE II >> VOTO CONSCIENTE >>> lEIA, PARTICIPE E DIVULGUE

Agradeço as oportunas e coerentes intervenções dos comentaristas criticando o proselitismo irresponsável do globoritarismo apoiado pela mídia amestrada banalizando as Instituições e o Poder do Estado para a pratica sistemática de crimes. Os brasileiros de bem que pensam com suas próprias cabeças ja constataram que vivemos uma crise moral sem paralelo na historia que esgarça as Instituições pois os governantes não se posicionam na defesa da Lei e das Instituições gerando uma temerária INSEGURANÇA JURÍDICA. É DEVER de todo brasileiro de bem não se calar e bradar Levanta Brasil! Cidadania-Soberania-Moralidade

1.12.2010

Plano funesto,

por: Paulo Brossard

Quando a crise chegou ao Brasil, o setor da indústria automobilística se alarmou com sua gravidade e o governo tomou medidas fiscais que se mostraram eficazes. O pânico, que seria inevitável, se esvaiu antes de concretizar-se. De resto, não só o setor específico se manteve, como cresceu, e os inexoráveis reflexos em setores conexos também se beneficiaram. No tocante à sua competência, na mesma linha agiu o governo de São Paulo e agora prorrogou por seis meses a isenção do ICMS na compra de máquinas e equipamentos importados sem similar nacional para 119 setores industriais.

Na rapidez do efeito reside o maior mérito dessas medidas, mas, aliviada a situação crítica, a rotina tende a retornar, de modo que a experiência está a mostrar que alguma coisa pode e deve ser adotada, não apenas em caráter emergencial, que é passageira, mas no sentido da permanência; afinal, se as medidas políticas, como o amor, na linguagem de Vinicius de Moraes, são eternas enquanto duram, podem durar o necessário. E aqui entramos no âmago do problema. É sabido e ressabido que entre nós a carga tributária é extremamente elevada, e pode ser aliviada, como foi temporariamente. Parece oportuno aproveitar o ensejo para estender a medida feliz, adotada limitadamente em razão da crise iminente, e começar a minorar os excessos vigentes antes que venham a ocorrer esses ou outros incômodos adversos. Sem embargo das medidas transitórias impostas pelas circunstâncias, por que não se pensa seriamente em amenizar a pesada carga tributária? É certo que o presidente da República, faz coisa de uma semana, declarou ser ela intocável. Afinal, quanto mais dinheiro houver, mais haverá o que fazer com ele, particularmente em épocas eleitorais.

É tempo de conferir a qualidade dos serviços públicos, em geral, com o que é exigido do contribuinte. Não sei quem disse que os nossos tributos são suecos enquanto os serviços permanecem africanos. Se é verdade que há serviços que têm melhorado, a média deles não é boa, para não dizer que é má.

***

Para não sair do doirado mundo presidencial, ocorre-me tocar em assunto extremamente delicado. A propósito de projetada revogação da Lei da Anistia ou que outro nome tenha ou venha a ter, assinada pelo chefe do governo, foi dito que ele não lera o que assinara. Verdade ou não, foi dito. E foi dito como se isso fosse irrelevante. Ora, se o presidente baixou decreto sem inteirar-se do que fazia, longe de ser uma atenuante, poderá ser agravante, pois só o presidente pode expedir decretos e em caso algum assiná-los sem saber o que faz. O decreto em causa, nº 7.037, foi referendado por 28 dos 37 ou 38 ministros e não houve quem dissesse ao presidente do que se tratava? A hipótese é absurda, mas, quando fosse aceitável, que juízo dele fariam seus assessores imediatos? Publicado pelo Natal, parece claro o propósito de furtá-lo da publicidade regular. E não fora a reação de autoridades militares e do ministro da Defesa e não teria chamado a atenção de algumas pessoas, poucas, diga-se de passagem. Sendo notória a sagacidade do presidente, a explicação engendrada não o exculpa, antes pelo contrário. Ainda tem mais. Preferindo usufruir o merecido repouso, em praia da Bahia, deixou para abril cuidar do assunto. Ora, em abril deverá estar em execução o plano que subverte cuidadosamente o que existe de instituições entre nós, é preciso que se diga. A história não está bem contada.

* Jurista, ministro aposentado do STF

Zero Hora, 11/01/10

MG > Levanta Brasil União e clamor uníssono




Nenhum comentário: