Renan é o que é a maioria do povo. Nasceu aqui, aqui adquiriu suas qualidades e seus vícios. Sua esperteza foi o Brasil que lhe deu.
Culpados são os miseráveis famintos dos sertões e das grotas nas cidades, que, vivendo como animais, não conseguem aprender a reagir e impor cumprimento a seus direitos de cidadão.
Culpados são os médicos de urgência, em plantões que varam noites insones, para ganhar um salário de fome e não são capazes de reagir e de se organizar.
Culpados são os estudantes que, no passado, lutavam pela pátria, por ideologias nas quais acreditavam, e hoje se contentam em brigar por meia-entrada nos cinemas.
Culpados são os pais e professores que passam às crianças a necessidade de ganhar muito, porque não se deve, segundo eles, ter ideais, mas dinheiro. Saco vazio não se põe de pé.
Culpados são os professores que se flagelam para ensinar o bê-á-bá dos livros e se esquecem do bê-á-bá do caráter, muitos até por desconhecê-lo.
Culpados são os partidos ditos de esquerda, que sabem fazer arruaça, mas não tem capacidade de conduzir a indignação popular para uma consciência crítica.
Culpados são os eleitores que adoram receber esmolas em troca do voto e preferem o candidato rico que lhes mente e maltrata, do que o candidato ético que se recusa a comprar votos, e perde.
Culpados são os hemofílicos e candidatos a transplantes de ter nascido em um país onde não há saúde pública decente e em que um avião da Presidência da República pode ficar à disposição de Renan o tempo que lhe aprouver, mas não pode servir a um doente que precise viajar para salvar sua vida.
Culpados são os jornalistas arranchados em assessorias, que se calam. Culpado é o jornalista que foi guerrilheiro e hoje se contenta em ser porta-voz de um presidente analfabeto e de um governo corrupto.
Culpados são os bandidos violentos que matam crianças e velhos para roubar migalhas e temem os corruptos endinheirados, porque esses têm segurança armada. Todo bandido é covarde e culpado também, por isso.
Culpados são os pais e mães que pensam proteger seus filhos educando-os para a cautela excessiva, para a fuga e não para a luta pela vida.
Culpados são os empresários que mantém os empregados em subvida, sobretudo nos campos, impedindo-os de ser cidadãos e aprender a lutar pelos seus direitos.
Culpados são os que votaram em Lula porque ele- mentindo- deu a palavra que não aceitaria a tutela dos ricos e não daria um passo contra aposentados, assalariados e nem manteria impostos indecentes como a CPMF.
Culpados são os que elegeram Renan presidente do Congresso, em troca de vantagens, de empreguinhos, de pequenas safadezas e desonestidadezinhas recíprocas.
Culpados são os pobres miseráveis de Murici que fizeram festa na absolvição de Renan, beijando o chicote que lhes vergasta o lombo.
Culpado sou eu que lancei Renan na política e, agora o vejo tornar-se um político sem princípios nem decoro, e por isso, sou processado por ele. Por ser culpado de tê-lo inventado.
Culpado é o eleitor brasileiro toda vez que ao votar prefere um Renan sujo, um Maluf, um Mercadante cínico, a um homem decente que tenha, realmente, respeito pela vida pública e queira defender o nosso país.
A única culpa de Renan é saber de tudo isso e aproveitar-se com exímia maestria da safadeza de senadores, deputados, presidente, jornalistas e do povo inteiro desta nação de palhaços que gostam de meter o nariz vermelho na cara e sair mostrando ao mundo a sua desfaçatez e a sua conformação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário